quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

[PALAVRA DE] ABERTURA

1. A editora “trinta-por-uma-linha” é um novo projecto editorial sedeado na cidade de Vila Nova de Gaia, especialmente direccionado para a literatura infanto-juvenil. Esta, pelas suas características particulares de comunicação e de fruição estética pode desenvolver esses mesmos processos desde idades precoces. Na verdade, este tipo de literatura tem potencialidades educativas em termos cognitivos (como a escrita, a leitura e a compreensão), afectivos (como a emoção e a fruição estética) e criativos em que se deve lucidamente apostar.

2. Queremos, assim, através da edição de projectos literários de qualidade contribuir para a educação literária (promovendo o gosto pela leitura), cultural (aliando tradição e inovação) e estética (potenciando a emoção e a fruição).

3. Neste contexto, privilegiaremos a edição de conteúdos escritos nas áreas da poesia, do conto, da recriação da tradição oral aliados a conteúdos gráficos (ilustração, fotografia, composição, etc.) de qualidade.

4. Para publicação devem os autores enviar-nos trabalhos originais, por correio electrónico, comprometendo-nos, nós, a dar uma resposta no período aproximado de um mês.

5. Para já, as nossas colecções são as seguintes:
- Rimas traquinas – Poesia infanto-juvenil
- Oito por um cordel – Contos infanto-juvenis
- Ditos [im]populares – Textos de recriação das tradições orais
- Pedagógica – Textos de índole pedagógico-didáctica.

Sem comentários: