sábado, 22 de dezembro de 2012

LIVROS NO JORNAL DE LETRAS

A edição desta quinzena do JL - Jornal de Letras, Artes e Ideias, no suplemento Educação, e na sua Estante de Natal apresenta os livros O Senhor Péssimo é o Máximo (de João Manuel Ribeiro e Anabela Dias) e A Casa do João (de João Manuel Ribeiro e João Vaz de Carvalho) do seguinte modo:

Ambiente e Poesia

«”O teu pai é um galego de trabalho!”. Primeira frase de O Senhor Péssimo é o Máximo, novo livro de João Manuel Ribeiro que é o ponto de partida para o Concurso Literário - O Clube dos Eco Guerreiros, promovido pela Trinta Por Uma Linha, para alunos do 1.º e 2.º Ciclos. Os objetivos são claros, por um lado, motivar as crianças para a leitura e para a escrita, incentivando a participação de escolas e professores e por outro, ajudar a refletir e a mudar comportamentos no sentido de todos promoverem a preservação e sustentabilidade do planeta.
 
O autor acaba de editar o livro de versos A Casa do João. Rimas simples, divertidas, para fazerem despertar a curiosidade dos mais novos. Os animais são quase sempre o pretexto (e as personagens) destas histórias. Como este Cão Perdigueiro:

As minhas botas de cano alto
são para o meu cão perdigueiro
castelos com torres de sobressalto
que o tornam um bravo guerreiro.
Dentada aqui, mordidela acolá,
focinho dentro do cano, desabrido,
ao fim, outro remédio não há,
senão uma sapatada ao atrevido
eem resposta um assanhado latido.»