sexta-feira, 24 de maio de 2013

JOSÉ ANTÓNIO FRANCO NA TOCHA

No âmbito da Feira do Livro 2013, recebemos a visita do Escritor José António Franco, que dinamizou três sessões para os alunos do 4º e 5º anos da Escola EB 2,3 João Garcia Bacelar e turmas Tab01 e Tab02 da EB1 de Taboeira.
Esta atividade foi particularmente enriquecedora para as turmas envolvidas, uma vez que foi feita uma sensibilização para a importância do "falar bem", do "escrever bem", enquanto condições essenciais para a boa comunicação, para a aprendizagem e para a participação na sociedade (ajudando a evitar enganos).
Reforçou-se, ainda, a importância da respiração, da dicção e do esforço continuado para a melhoria das expressões oral e escrita. Para isto, muito contribuíram as múltiplas leituras e exercícios práticos de dicção, bem como a exploração da musicalidade e ritmo dos poemas lidos. De facto, as sessões realizadas tiveram, todas elas, uma forte componente oficinal.
O professor José Franco não deixou de surpreender, ainda, com a sua voz e dotes musicais, através da interpretação do poema [Ó grilo canta mais alto], que acompanhou à guitarra e ao som da harmónica. (...)
A biblioteca agradece a todos os professores e alunos intervenientes a presença e colaboração dada para o sucesso desta iniciativa. Agradecemos, ainda, à Livraria Cerra Livros (de Mira) e ao professor José António Franco pela disponibilidade manifestada.
 
[Extraído do blog da Biblioteca Escolar]