domingo, 2 de maio de 2010

APRESENTAÇÃO DE "MATILDE ROSA ARAÚJO - UM OLHAR DE MENINA"

A Livraria Papa-Livros acolheu, ontem, a apresentação do livro de Adélia Carvalho (texto) e de Marta Madureira (ilustradora), vencedora da Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração (com “O Livro dos Medos”, texto de Adélia Carvalho e edição “Trampolim”).

As palavras de apresentação estiveram a carga da Doutora Leonor Riscado, da Escola Superior de Educação de Coimbra, que começou por dizer que “esta obra é fruto do amor das autoras a Matilde” e que é uma “convocação de imagens da infância e da vida de Matilde” e um percurso pelas obras da autora numa biografia romanceada. Referiu ainda que “Marta [Madureira] soube captar o essencial do texto de Adélia e de Matilde” e construir “um objecto artístico” numa simbiose entre ilustração e design gráfico, com especial destaque para a capa, onde se “mostra um concentrado de elementos fulcrais da narrativa (Matilde, a laranjeira)”, para as imagens “que fogem de página para página” e para as “guardas padronizadas”, para a ousadia de não ter medo “da brancura da folha”. “As imagens contam, elas próprias, a história de Matilde” e isso deve-se ao “olhar poético de Marta”.

Adélia Carvalho confessou o seu “amor” por Matilde, realçou o contributo de Matilde para o texto (que leu previamente e acompanhou), deu a conhecer (pessoalmente) a Matilde a Marta Madureira e agradeceu a presença de todos.

Marta Madureira começou por notar que tinha a Matilde Rosa Araújo como uma pessoa especial desde a infância, sobretudo desde as duas visitas que fez à sua escola. Sobre o seu trabalho de ilustração, disse que procurou “sentir o cheiro e a cor do texto, tendo este texto um cheiro mais aromático”, que construiu e trabalhou a metáfora visual, tendo para o efeito feito algum trabalho de investigação em razão do imaginário peculiar da escrita de Matilde Rosa Araújo.