segunda-feira, 18 de abril de 2011

15.º PREMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

“Dada a significativa qualidade da ilustração revelada em diversas obras a concurso, o Júri entendeu dever destacar, para além da atribuição do Prémio e das duas menções especiais, 7 obras pela criatividade e originalidade das ilustrações”, lê-se no blog da DGLB, a propósito da 15.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, atribuído a Yara Kono, pela ilustração de "O Papão no Desvão" com texto de Ana Saldanha.

Entre os destaques está Anabela Dias, pelas ilustrações da obra A Menina de Papel, com texto de Teresa Guimarães, publicada pela Trinta por uma Linha.

Sobre este livro, escreveu Gabriela Sotto Mayor, em sinopse da Casa da Leitura:

A Menina de Papel decide deixar a sua casa, uma caixa de cartão, e partir à aventura para conhecer o mundo, mas durante a sua viagem conhece Alice, uma avó. Aos poucos vão-se conhecendo e é aí que ficamos a perceber a importância de se ter uma avó, alguém com um «colo transbordante de afectos esvoaçantes» assim como é revelada, de forma espirituosa e repleta de significado, a verdadeira razão de ser das rugas, «presentes que receb[emos] por cada coisa que aprend[emos]». Através de uma apelativa forma de contar, que combina prosa rimada, para a voz do narrador, com prosa livre para os diálogos entre as personagens, Teresa Guimarães explora as relações entre o real e o imaginário, em jeito de tributo ao papel de avó e à importância da ternura presente nas memórias e nas lembranças dos afectos que se trocaram. Tomando a última dupla como especial exemplo, as ilustrações de Anabela Dias são a cereja no topo do bolo, pela forma original, sensível, delicadamente surpreendente e potenciadora de novas leituras, como recria personagens, ambientes e momentos partilhados. [Gabriela Sotto Mayor]

Outros livros da Trinta Por Uma Linha ilustrados por Anabela Dias:
- Rondel de Rimas para Meninos e Meninas (texto de João Manuel Ribeiro)
- A Floresta Perlimpimpim (texto de Teresa Guimarães)
- Poemas para Brincalhar (texto de João Manuel Ribeiro)
- Cinema Garrett (texto de Vergílio Alberto Vieira)
- Sopa de Letras (texto de João Manuel Ribeiro)
- O Comboio de Pedra (texto de Vergílio Alberto Vieira)
- Eu fui o Menino Jesus (texto de João Manuel Ribeiro)