segunda-feira, 21 de novembro de 2011

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "QUEM QUER A MADRUGADA" EM AMARANTE

No dia 16 de Novembro, pelas quinze horas, os alunos do oitavo ano da nossa escola tiveram o prazer de assistir, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, à apresentação do livro Quem quer a Madrugada, com contos de Ilídio Sardoeira.
Trata-se de um conjunto de histórias publicadas na página literária do Comércio do Porto quando aquele diário era dirigido por Ilse Losa, e que o professor e escritor amarantino escreveu, com ilustrações de De=Francesco.
O livro, cujos contos são direccionados para um público juvenil, foi apresentado pelo Professor António Cardoso, contando a cerimónia com a presença da afilhada do escritor, Isabel Teixeira, que doou os direitos de autor à Biblioteca Municipal, e de um representante da Editora Trinta Por Uma Linha, João Manuel Ribeiro.
As alunos Olívia e Ana Margarida Leite, do 8º E, abrilhantaram a apresentação com a leitura de um excerto do conto “A lição do favo de mel” acompanhada da exibição de ilustrações produzidas pelos discentes da turma, alusivas ao conto referido. A aluna Jordânia Leite, da turma 8º D, numa acção de intertextualidade, declamou um poema de Joaquim Pessoa.
Este encontro terminou com a interpretação da música “Aguarela” pelos discentes Irina (na voz) e Francisco (na guitarra).
Deste modo os nossos alunos verificaram, mais uma vez, como a escola é: “uma casa onde os homens ensinam às crianças as palavras com que iriam tecer o seu futuro”, como escreveu Ilídio Sardoeira.

[Publicado no blog LERPORQUESIM da Biblioteca da Escola Secundária/3 de Amarante]