domingo, 15 de fevereiro de 2009

TRÊS LIVROS DO "JORNAL DE LETRAS"

O JL – Jornal de Letras, Artes e Ideias desta quinzena (11 a 24 de Fevereiro) apresenta, no suplemento JL Educação, na Estante Infanto-Juvenil, 3 livros da Trinta Por Uma Linha. São eles: “O Pastor de Ventos” de António Cabrita (e ilustrações de Sónia Borges), “Anton” de Simão Vieira e “Meia História” de Maria Helena Pires com ilustrações de Dina Sachse. As considerações sobre cada livro são as que se seguem:

UM VENTO QUE SEJA SEU

"A tristeza de Clarabóia não tem fim: os pais estão à beira de separar-se, a vida na escola está um caos, e as tempestades solares estão a provocar estranhas mutações.
Um dia, os reflexos rápidos de Clarabóia evitam que um paquistanês (dos que vendem rosas nos restaurantes) seja atropelado. Este fica-lhe grato e, vendo o ar tristonho, meditabundo, do seu salvador, conta-lhe que na sua terra se acredita que é dado a cada pessoa, ao nascer, um pé-de-vento para cuidar. Segundo o vendedor de rosas, a desordem do mundo seria fruto de ninguém querer ocupar-se do seu pé-de-vento, que fica caprichoso e irresponsável.
Clarabóia é atraído pela história, que incuba nele quando chega a casa e enfrenta mais um conflito entre os pais. Nessa noite resolve partir em demanda do seu vento".

O VALOR DA AMIZADE

"Neste livro de Simão Vieira, o destaque vai para a importância da amizade e demonstra às crianças o papel que, vida fora, elas poderão desempenhar. Através da história do pequeno Anton, o autor escreve: “Sempre que fazes uma amizade, / aprendes a ser mais. / Eu e tu somos mais que dois, somos nós. / Porque a palavra “nós” cresce até não deixar ninguém de fora, / até ficar a melhor maneira de tider “todos” / - quando contamos com todos e para todos. / Contamos!, repara.

RIMAS INFANTIS

Toma esta meia história / outra meia te hei-de dar, / Uma avó a fazer meia / meia meia de encantar.” Sabe-se o interesse lúdico e pedagógico que as rimas têm para as crianças em idade pré-escolar. Neste livro, Maria Helena Pires (texto) e Dina Sachse (ilustração), desfiam pequenas e deliciosas histórias como “Uma Escola ao Contrário”, “Gato de Bem Querer”, “Pão com Todos” ou “O Outono da Minha Imaginação”.