quinta-feira, 7 de julho de 2011

LOGO SE VÊ

Na revista «Os Meus Livros» deste mês (n.º 100 - Parabéns! Parabéns!), Andreia Brites apresenta o livro LOGO SE VÊ, do modo que se segue:

«O MUNDO PARA ALÉM DO QUARTO

Guilherme é um adolescente típico cujo quarto - "a caverna assombrada" - é a bolha que o distancia, inevitavelmente, do mundo para o centrar no universo da escola, do teatro e das preocupações existenciais. Nani, uma colega que desperta nele uma paixão inesperada e correspondida, será também a responsável por novos pensamentos de Guilherme, que começa a prestar atenção aos que o rodeiam (especialmente, à sua família), e às motivações para comportamentros mais violentos, racistas, conformados ou revoltados.

O mais interessante e pouco comum na construção da personagem Guilherme, é o facto de se considerar um rapaz normal, com uma família normal, mesmo que, a espaços, o leitor possa discordar dele. Esta inversão é original na literatura juvenil. Há, por outro lado, alguns desequilíbrios nesta escrita, já que o pendor oralizante que marca o discurso do narrador não se confirma em certas construções sintácticas que soam forçadas e não são aplicadas em situações de coloquialidade, como é o caso. Em contrapartida, o tema do racismo e da volência doméstica não são tratados com um moralismo maniqueísta que inviabiliza a reflexã.»