quarta-feira, 16 de abril de 2014

NO CENTENÁRIO DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA: UMA ANTOLOGIA

O terceiro volume da coleção Poesia Juvenil, - Barricadas de Estrelas e de Luas: Antologia Poética no Centenário da Primeira Grande Guerra -, oferece ao público jovem, e adulto também, uma reunião de 21 poetas para celebrar o Centenário do início da Primeira Grande Guerra. Pareceu-nos adequado, para esta data e para a nostalgia que a encobre, reunir alguns artífices da palavra escrita, e partilhar as suas imagens, símbolos, sinais e cenas.
As temáticas são claras e a forma como são exploradas é variada. Através de imagens de violência e degradação, nostalgia e lembrança, olhares irónicos sobre a parafernália que rodeia o homem que presencia a guerra, ou simples observações, a obra imprime, no olhar do leitor, a imagética da guerra.

Os autores
Alfredo Ferreiro, António Ferra, António Mota, Aurelino Costa, Fernando Castro Branco, Francisco Duarte Mangas, Gisela Silva, João Manuel Ribeiro, João Paulo Cotrim, João Pedro Mésseder, Jorge Velhote, José António Franco, José Fanha, José Jorge Letria, José Viale Moutinho, Luísa Ducla Soares, Maria da Conceição Vicente, Maria Helena Pires, Nuno Higino, Pedro Teixeira Neves, Rui Zink, Sara Canelhas

Ficha técnica:
Título: Barricadas De Estrelas E De Luas
Organização: João Manuel Ribeiro
Ilustração Capa: Sara Cunha
Data: Janeiro 2014
Coleção: Poesia Juvenil
ISBN: 978-989-8582-21-8
PVP: 6,90€


Temáticas: Guerra, O Homem, Amor, Morte, Saudade, Memória, Liberdade, Vida.