terça-feira, 15 de março de 2011

APRESENTAÇÃO DE RIMAR E CANTAROLAR

A Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em Águeda, encheu-se por completo, no passado Sábado para a apresentação do livro “Rimar e Cantarolar” de Maria da Conceição Vicente, com ilustrações de Rute Reimão.
Este evento contou com a presença dos alunos do Conservatório de Música de Águeda que abriram a sessão com o primeiro poema do livro (A saia da Carolina) e foram intercalando as restantes canções d livro com os outros intervenientes, cabendo-lhe um momento final mais alongado e participado (com direito a bis).
A primeira intervenção esteve a cargo de João Manuel Ribeiro que referiu, a propósito, que “Rimar e Cantarolar é um livro de rimas infantis que, como o próprio título sugere, se enxerta no folclore infantil português de transmissão oral. Na verdade, - perguntou - quem de nós nunca ouviu cantar ou cantou mesmo “a saia da Carolina”, “o Papagaio louro”, “o Chapéu” ou “Indo eu, indo eu”? Estas canções – acrescentou - fazem parte do universo infantil e chegam-nos pela correlação entre texto e melodia, funcionando a música, muitas vezes, como meio mnemotécnico de transmissão. O que é original e peculiar no livro em análise é a reescrita de 12 canções do folclore infantil que perpassam gerações e se instalaram na memória colectiva numa feliz simbiose entre respeito pelo mote original que convoca a tradição e a introdução de elementos originais circunstanciados e compatíveis com o imaginário das crianças actuais”, onde se evidenciam alguns aspectos como a utilização da quadra, as marcas da oralidade, a importância da fonética e a presença de onomatopeias ou similares, o nonsense e o humor.
O apresentador referiu ainda que “este livro retoma o tradicional e o popular sem se limitar a um simples jogo poético, inovando e “transgredindo”, reinventando e convocando novos imaginários e com uma consistência intrínseca ao nível da escrita e da poética, e oferece um contexto vital e educativo adequado para uma socialização cultural”.
O Presidente da Câmara Municipal felicitou a autora e os alunos do Conservatório e manifestou a sua alegria por se encontrar de novo numa apresentação de um livro da autora, destacando a qualidade do trabalho persistente e continuado da mesma.
A Maria da Conceição Vicente couberam as palavras finais de agradecimento, primeiro, e de explicação da génese e conceito do livro, depois. Neste registo, a autora partilhou memórias, sentimentos e afectos que tocaram os presentes e os colocaram em sintonia com os poemas do livro.