segunda-feira, 30 de junho de 2008

APRESENTAÇÃO DOS "IMPROVÉRBIOS"

"Os provérbios são textos curtos e sintéticos, de origem popular, que encerram um ensinamento moral ou um conselho, constituindo-se como uma lição para a vida. Neste livro, tranformei alguns provérbios conhecidos, modificando um elemento ou palavra, substituindo a linguagem concisa por uma paráfrase, agrupando vários provérbios, alterando a ordem das palavras e sobretudo invertendo e subvertendo as ideias e os conceitos. Daí o nome de Improvérbios”.

Estas foram as palavras de abertura de João Manuel Ribeiro, na apresentação do seu livro (Im)Provérbios, ocorrido no passado Sábado, dia 28, na Casa da Animação, no Porto. Depois, o autor mostrou (através duma apresentação de powerpoint com as ilustrações) como, neste livro, subsiste um jogo lúdico-poético onde, com humor, se explora e potencia a polissemia dos mesmos, abrindo-os a novos significados e distintas leituras.
O autor referiu ainda que ilustrações de Flávia Leitão constituem, no seu entender, uma criativa interpretação destes Improvérbios, exponenciando o seu carácter lúdico e simbólico.
A ilustradora – Flávia Leitão – agradeceu à Trinta Por Uma Linha e ao autor a oportunidade concedida e à Casa da Animação a possibilidade da apresentação do livro e da exposição dos originais das ilustrações (que ficarão expostas até 25 de Julho).

A finalizar, os presentes foram convidados a subir à zona da exposição, onde puderam disfrutar com cuidado e atenção das ilustrações e “reivindicar” o merecido autógrafo.

Sem comentários: