sábado, 21 de junho de 2008

UMA MULTIDÃO DE AMIGOS E LEITORES

Uma multidão de amigos da Fátima Pombo, da Ana Vasco e da Trinta Por Uma Linha quis estar presente na apresentação dos livros “Rafa e as férias de Verão” , “A Menina azul quer voar” e “A Menina Azul e o Gato Marquês”, estes últimos ilustrados por Ana Vasco, na Livraria Salta Folhinhas, esta manhã.

Após umas breves palavras do editor, a autora teceu algumas considerações sobre cada um dos livros, com especial ênfase para o livro “Rafa e as férias de Verão” que a autora considerou ser “o menino dos seus olhos” e por quem nutre uma especial predilecção.
A ilustradora Ana Vasco agradeceu à autora o pedido feito pela autora e a oportunidade concedida pela editora para a ilustração dos livros da série “A Menina Azul”. Depois, fez a leitura (super expressiva) do texto de “A Menina Azul quer voar”, captando a atenção de todos os presentes, miúdos e gra
údos.
Antes da habitual sessão de autógrafos, também a Fátima Pombo leu uma página do “Rafa e as férias de Verão”, espicaçando assim os presentes para a leitura do mesmo.
Este evento contou com a exposição e venda dos originais das ilustrações do livro “A Menina Azul quer voar”.

De tarde, os mesmos livros foram apresentados na Secção Infantil da Biblioteca Municipal da Maia, em dois momentos distintos:

- O primeiro, a apresentação do “Rafa e as Férias de Verão” feito pela Dra. Manuela Marques (Escola Secundária Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia) que destacou a pertinência do livro pelas temáticas que aborda e propõe, pelo público a que se destina e pela excelência literária. No fim desta intervenção, um grupo significativo de adolescentes do “Clube de Leitura da Biblioteca Municipal da Maia”, questionou a autora com perguntas interessantes e “incómodas” que denotavam a leitura e estudo do livro. Este diálogo entre a autora e os seus leitores adolescentes foi um momento de rara oportunidade para a partilha de opiniões e para a promoção da leitura. Seguiu-se a habitual sessão de autógrafos.

- O segundo, a apresentação dos livros “A Menina azul quer voar” e “A Menina Azul e o Gato Marquês” com uma brevíssima sinopse da Dra. Manuela Marques, algumas palavras da autora, a leitura do texto “A Menina Azul e o Gato Marquês” pela Ana Vasco, com igual excelência e a sessão de autógrafos.
Este evento contou com a exposição e venda dos originais das ilustrações do livro “A Menina Azul e o Gato Marquês”.

Sem comentários: